domingo, outubro 21, 2007

Razão Sócio-cultural vs Benefício Nutricional

Mas qual compatibilidaaaaaaaade?!?

Parece de facto possível criar um binómio “cultura/natureza”. Numa sociedade puramente materialista, começa a ser essencial incluir em qualquer comunicação sobre alimentação saudável a “pitadinha” de bem-estar social. Senão vejamos…




Se em vez deste anúncio, passasse na televisão uma mamã a dar um copinho de leite ao filhote era provável que a reacção inata fosse continuar o enfadonho zapping.
Mas não!!! Uma publicidade a uma “Dream Town” em que podemos voar, ter um belo carro, dar um saltinho à lua e ter 4 loiras a aconchegar os lençóis já consegue monopolizar toda a nossa atenção!
Depois deste cenário de sonho é a altura ideal para realçar a importância das proteínas do leite!
Eis a “interacção dinâmica”!




Leite fortificado com ferro… Qual a criança que não gostaria ver imanes a voarem em direcção a si? Mais um exemplo de como a publicidade é capaz de reunir atributos sociais e benefícios nutricionais.

Quando esta compatibilidade se desfaz…

Parte 1
Eis a Razão Sócio-cultural.


NASCAR! Grande publicidade da marca OREO (www.nabiscoworld.com/oreo/), que aproveita o fanatismo americano por este tipo de acontecimentos marcantes para promover a sua bolacha sem falar da sua informação nutricional! Palavras para quê?

Parte 2
Eis o Benefício Nutricional.


Ao contrário da corrente estruturalista, aqui encontramos uma publicidade harmoniosa focalizada unicamente em realçar os efeitos benéficos que o produto tem para a saúde, nomeadamente a de uma faixa etária mais avançada.
Sem qualquer tipo de influencia social, “Viva com todo o coração”

Sem comentários: